terça-feira, 10 de novembro de 2009

Xilo in focus


Esboçaremos aqui um breve histórico e os passos para fazer uma xilogravura. Além disso, mostraremos um exemplo dessa arte ou técnica utilizada com frequência no artesanato e nas artes plásticas do nordeste brasileiro.

A xilogravura é a técnica de impressão de gravuras mais antiga que se conhece e os prováveis criadores são os chineses, no século VI. Os chineses e, mais tarde, os egípcios, indianos e persas a usavam para a estampagem de tecidos, e tal técnica foi amplamente utilizada na Idade Média pelos monges.

O processo de se fazer gravura em relevo sobre madeira (dessa forma também é conhecida a xilogravura, ou xilografia) pouco mudou nos dias de hoje, tendo se conservado sua essência artesanal. Embora a xilogravura tenha mantido suas características principais, ela recebeu grandes contribuições de todos os povos para sua evolução como forma artística, já que no seu início, era vista simplesmente como técnica de impressão.

No século XX a xilogravura influenciou grandemente as outras artes plásticas, devido à introdução das tintas coloridas pela Europa. O grande expoente dessa época foi Thomas Bewick, que dividiu a xilografia em duas criando a técnica da gravura de topo (não há a utilização de tábua e o xilógrafo faz a matriz entalhando na superfície de um disco de madeira obtido com um corte transversal da árvore) em oposição à xilografia de fio, que é feita em um pedaço de madeira cujo corte se faz da copa a raiz, longitudinalmente ao tronco.

Já no Brasil a xilogravura popular foi herdada do traço da cultura medieval portuguesa, e se desenvolveu na literatura de cordel tendo sua manifestação mais expressiva no nordeste. Entre os nomes mais importantes de xilogravadores populares brasileiros estão José Costa Leite, Forró de Varanda, J. Borges, José Lourenço , Gilvan Samico, Severino Borgese, Felipe Mendes, Abraão Batista e seu filho.

Como fazer uma Xilogravura?

O processo de feitura de um xilo é muito fácil, vejamos:

Primeiro vocé precisará dos materiais adequados que são goiva para entalhe, papel comum, papel carbono e vegetal, lápis, goma laca, rolo para pintura, tinta, matriz (madeira), lixa, água raz e um avental para não sujar a roupa.

1° passo: lixar a matriz;
2° passo: passar goma laca na madeira e esperar secar por aproximadamente 30min;
3° passo: repetir o primeiro e o segundo passos;
4° passo: desenhar um esboço em papel comum;
5° passo: passar o desenho para o papel vegetal;
6° passo: transferir o desenho invertido para a matriz utilizando o papel carbono;
7° passo: gravação da matriz com as goivas;
8° passo: fazer o registro (marcação dos limites da madeira em um papel);
9° passo: entintar a matriz e imprimir;
10° passo: limpar a matriz.

Estará pronta a sua Xilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário